Entrada Clubes Clube de Cidadãos Clube Ateneu Atividades 2017

Atividades - Clube Ateneu - 2017

Atividades - Clube Ateneu - 2017

Ano de 2017

 

MARÇO 

 

A 21 de março, o Clube Ateneu do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira, organizou mais uma tertúlia intitulada “Small was beautiful – A cegueira da Ganância” dinamizada por Domingos AbreuFoi abordada a temática do “desenvolvimento sustentável num mundo em transição” e revisitado o conceito, num contexto em que o global pede dimensão e se reduz ao diminuto, quer no espaço, por via da realização da pequenez do planeta face às necessidades das sociedades atuais e futuras, quer pelas reduzidas capacidades da espécie humana em subsistir nesse planeta limitado. A análise introduz o conceito de limites planetários, no sentido do proposto pelo Instituto Stockholm Resilience, como o quadro geral para o estabelecimento de um novo modelo de desenvolvimento económico capaz de promover um espaço justo e seguro para a humanidade, no qual se juntam sectores e atores, que até agora se têm mantido distantes e contraditórios. Na discussão pretendeu-se testar esse modelo à escala local.


 

 

FEVEREIRO

 

O Clube Ateneu do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira (UMa) organizou, no dia 07 de fevereiro, a sua primeira tertúlia de 2017, subordinada ao tema "O Turismo - A Galinha dos ovos de ouro". O que podem fazer juntos uma cigarra preguiçosa, uma rã inchada, um corvo vaidoso, uma formiga corajosa, um rato que se revelou grato, um gato assustador, um galo velho e sábio, um cão e o seu reflexo na água e uma galinha que põe ovos de ouro? A tertúlia foi dinamizada por André Barreto, Administrador e Diretor Geral da Quintinha de São João e membro do Conselho Geral da UMa.

 

 

 

 

  


 

O livro "União Europeia: reforma ou declínio", com coordenação e introdução de Eduardo Paz Ferreira, foi lançado na Universidade da Madeira (UMa), a 01 de fevereiro. A sessão de lançamento, organizada pelo Conselho de Cultura da UMa, em parceria com o Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, teve lugar no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas. Além da apresentação do coordenador do livro, Eduardo Paz Ferreira, estão igualmente previstas apresentações de Rui Gonçalves, Emanuel Jardim Fernandes, Rubina Berardo e Ricardo Cabral.

 

 

 

 

 

JANEIRO

 

O Museu de Arte Sacra do Funchal, em parceria com o Conselho de Cultura da Universidade da Madeira e com o apoio do núcleo regional da ACEGEAssociação Cristã de Empresários e Gestores, promoveu no dia 23 de janeiro de 2017, pelas 18h30, no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, uma conferência sobre o tema do filme de Scorsese em exibição no Funchal, e que tem por título A propósito de Silêncio: Ser cristão no Japão. Desafios, ontem e hoje. A conferência, aberta ao público em geral, foi proferida pelo Padre Doutor Adelino Ascenso, Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, profundo conhecedor da cultura japonesa e da obra do escritor Shusaku Endo.