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REGULAMENTO DO CONSELHO DE CULTURA DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA

Deliberação N.º171/CG/2015

 

A criação do Conselho de Cultura deve-se à necessidade de desenvolver uma política cultural coerente e articulada na Universidade da Madeira (UMa), tendo como objetivo o cumprimento integral da Missão definida para a Instituição, o seu Plano Estratégico e o decorrente Plano de Desenvolvimento.

Esta iniciativa responde diretamente ao princípio consignado no novo regime jurídico das Instituições de Ensino Superior, que se refere à produção de conhecimento e à sua contribuição para o desenvolvimento da cultura a nível nacional. No caso particular da UMa, este desiderato alcança-se também através da sua intervenção na vida cultural da Região Autónoma da Madeira, onde se pretende, naturalmente, desempenhar um papel relevante.

Particularmente importante nesse contexto é o aumento da qualidade do nível cultural do seu corpo de alunos, com a criação de meios e de possibilidades que reforcem a sua fruição e participação interessada e imaginativa na produção de práticas culturais de qualidade, diferenciadas e enriquecedoras. As ações decorrentes do cumprimento desta estratégia devem considerar-se como investimentos a curto, médio e longo prazo, porque as transformações culturais, que implicam frequentemente alteração de mentalidades e de rotinas vivenciais fortemente enraizadas, são determinadas por influências, conceitos e exemplos que interagem permanentemente no decorrer do tempo e não se esgotam no momento em que ocorrem os eventos.

Concomitantemente, o espaço físico do Colégio dos Jesuítas, deve reforçar a sua disponibilidade para acolher a realização de manifestações culturais qualificadas de vária índole, propostas pela restante comunidade local, aproveitando as vantagens da sua centralidade urbana, o seu estatuto de referência no âmbito da história da cidade e as caraterísticas arquitectónicas únicas do edifício. Do mesmo modo, os restantes espaços de que a Universidade dispõe podem e devem ser rentabilizados no âmbito da prossecução dos objetivos enunciados para a área cultural.

Num contexto mais vasto, considerando que um dos objetivos estratégicos atualmente definidos pela UMa é a sua internacionalização, e tendo em conta, simultaneamente, as limitações geográficas que lhe são impostas pela localização geográfica, é de particular importância o reforço da presença da Instituição online, nomeadamente através do apoio e promoção de eventos especialmente desenhados para se desenrolarem, parcial ou totalmente, nas redes do ciberespaço.

 


 

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