Entrada Em Foco Cultural

Em Foco: Cultural

Em Foco: Cultural
Indíce do artigo
Em Foco - Cultural
2016
2015
2014
2013
Todas as páginas
 
 
 
 
 
2017 
 
  • O Museu de Arte Sacra do Funchal, em parceria com o Conselho de Cultura da Universidade da Madeira e com o apoio do núcleo regional da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, promoveu, pelas 18h30, no auditório da Reitoria, uma conferência sobre o tema do filme de Scorsese em exibição no Funchal, e que teve por título "A propósito de Silêncio: Ser cristão no Japão. Desafios, ontem e hoje". A conferência, aberta ao público em geral, foi proferida pelo Padre Doutor Adelino Ascenso, Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, profundo conhecedor da cultura japonesa e da obra do escritor Shusaku Endo.
  • O livro “União Europeia: reforma ou declínio”, com coordenação e introdução de Eduardo Paz Ferreira, foi lançado na Universidade da Madeira (UMa), a 1 de fevereiro. A sessão de lançamento, organizada pelo Conselho de Cultura da UMa, em parceria com o Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, teve lugar no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas, pelas 18:30. Além da apresentação do coordenador do livro, Eduardo Paz Ferreira, contou com as apresentações de Rui Gonçalves, Emanuel Jardim Fernandes, Rubina Berardo e Ricardo Cabral. 
 
 

 
 
 
 
2016
 
 
  • A 14 de julho, no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, pelas 18H00, é apresentado o livro "Por uma sociedade decente", da autoria de Eduardo Paz Ferreira.
  • Gala de Tributo a António Variações | Data: 10 de maio, pelas 21:30 horas | Local: Teatro Municipal Baltazar Dias | Entrada: 5.00€
    Com mais este evento, a AAUMa e o Conselho de Cultura contribuem para a angariação de Bolsas de Alimentação, enquanto se revivem alguns dos êxitos de Amália, num espaço que foi palco de algumas das mais importantes manifestações culturais na Madeira, o Teatro Municipal Baltazar Dias.
     
 
 

 
 
 
 
 
 
2015

  • Gala de Tributo a Amália | Data: 21 de Maio, pelas 21:30 horas | Local: Teatro Municipal Baltazar Dias | Entrada: 4.00 €
    Dia 21 de Maio pelas 21h30, no Teatro Municipal Baltazar Dias, realizou-se a 'Gala de Tributo a Amália'. Sendo Amália Rodrigues uma das maiores cantoras portuguesas do século XX, que muito contribuiu para a cultura portuguesa através do Fado, justificou-se organizar uma homenagem à artista, junto da comunidade estudantil. Com mais este evento, a AAUMa e o Conselho de Cultura contribuem para a angariação de Bolsas de Alimentação, enquanto se revivem alguns dos êxitos de Amália, num espaço que foi palco de algumas das mais importantes manifestações culturais na Madeira, o Teatro Municipal Baltazar Dias. 

 
 
 
 
 
 
2014 
  • A 9 de junho, no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, pelas 18H00, é lançado o livro "Portugal na queda da Europa", da autoria de Viriato Soromenho-Marques.
  • A 29 de maio, no Teatro Baltazar Dias, o espetáculo MAX - Tributo, organizado pela AAUMa.
  • De 13 de junho a 6 de julho, no Museu da Baleia, Gonçalo Ferreira de Gouveia expõe, Cartilha de Prodígios".  Esta exposição integra o Ciclo intitulado INSULANA.
  • De 21 de maio a 14 de junho, no Núcleo Museológico do Solar do Ribeirinho, Gonçalo Ferreira de Gouveia expõe, "Breviário dos Insulanos".  Esta exposição integra o Ciclo intitulado INSULANA. Veja aqui algumas imagens.
  • De 16 demaio a 8 de junho, na Junta de Freguesia de S.Martinho, Gonçalo Ferreira de Gouveia expõe, "Récita das Virtualhas". Esta exposição integra o Ciclo intitulado INSULANA. Veja aqui algumas imagens.
  • De 12 a 30 de maio, na Junta da Freguesia de Machico, Gonçalo Ferreira de Gouveia expõe "Tríptico do Milagre do Anjinho". Esta é a primeira de quatro exposições de um primeiro Ciclo intitulado INSULANA. Veja aqui algumas imagens.

 
 
 
 
 
 
2013
  • Quinta-feira, dia 7 de novembro de 2013, realiza-se pelas 18H30mins., na Sala do Pátio dos Estudantes ao Colégio dos Jesuítas, o lançamento do livro "Cinco Sentidos Mais 2 - Sobre os Livros" da autoria da Prof.ªDoutora Luísa Marinho Antunes Paolinelli, será presidida  pelo Sr.Vice-Reitor Prof.Doutor Sílvio Fernandes, em representação da Reitoria da Universidade da Madeira. A obra, com edição de "O Liberal", será apresentada pela Sra. Presidente do Conselho de Cultura, Prof.ªDoutora Idalina Sardinha. Visualize aqui um curto vídeo sobre a cerimónia.
  • Sexta-feira, dia 25 de outubro de 2013, realiza-se pelas 17H00, no Auditório da Reitoria ao Colégio dos Jesuítas, uma conferência proferida pelo Cónego, maestro e compositor português, António Ferreira dos Santos. Esta conferência integra o IV Festival de Órgão da Madeira.
  • Quinta-feira, dia 24 de outubro, o escritor Octaviano Correia profere, pelas 14H15mins., uma conferência com debate sobre escritores e literatura na Universidade da Madeira, Sala do Senado ao Campus da Penteada, numa iniciativa do CLEPUL-Pólo UMa e do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira.
  • Sábado, 29 de junho (Café do Teatro, 18h00), o Conselho de Cultura da Universidade da Madeira e o Pólo CLEPUL-UMa organizam a Tertúlia "Jornalismo & Cultura", no âmbito das Tertúlias Letras Com(n)Vida "Literatura & Jornalismo"  coordenadas pelo CLEPUL (coordenação científica de Annabela Rita, Isabel Ponce de Leão e Miguel Real). Serão  participantes convidados Annabela Rita, Luís Humberto Marcos, Ana Margarida Falcão e Luís Sena Lino, moderados por Cláudia Rodrigues, que  focarão o papel do jornalismo cultural no mundo atual.
  • A 28 de junho de 2013, pelas 17H00 - Colégio dos Jesuítas, Auditório da Reitoria - Lançamento do livro de atas "Travessias Comunicacionais/Travesías Comunicacionales XI Ibercom", em dois volumes, coordenadas por Luís Humberto Marcos, editado pelo ISMAI, com mensagem do Presidente da República Portuguesa, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, e prefácio de Luísa Antunes Paolinelli. Os volumes incluem textos de diversos docentes e investigadores da UMa, como Ricardo Fabrício, Hélder Lopes, Jorge Soares ou Teresa Norton Dias. 
  • A 28 de maio de 2013, pelas 19H00 - Lançamento do livro "Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica" da autoria de Rui Carita. Uma iniciativa da Associação Académica da Universidade da Madeira. 
  • A 28 de fevereiro, pelas 21H00 - "Gala de Homenagem a José Afonso". Grande espetáculo musical organizado e dirigido pelos estudantes, dando início à programação cultural da Universidade e à comemoração dos 25 anos da Fundação da Universidade da Madeira. O tema foi escolhido pelas óbvias relações com o meio académico, já que José Afonso, independentemente da qualidade da sua música e do peso simbólico que tem na contemporaneidade portuguesa, começou a sua carreira musical no Coro Universitário da Universidade de Coimbra. Coordenação: AAUMa,Tunas Académicas, Grupo de Fados e Coro da Universidade.