Entrada Clubes Clube de Leitura Atividades 2015

Clube de Leitura: atividades

Clube de Leitura: atividades
 
2015 
 
IV Encontro do Clube de Leitura "Na Companhia dos Escritores"
 
 
No IV Encontro do Clube de Leitura "Na Companhia dos Escritores", a escritora e contadora de histórias são-tomense, Olinda Beja, falou sobre o poder da palavra e sobre a relevância da arte de contar histórias, integrada noutras linguagens de arte, expressão e performance. Nas palavras da autora: “Venho de um país onde a oralidade sempre se sobrepôs à palavra escrita. Durante séculos ela foi a nossa arma de combate. Durante séculos o contador de histórias conseguiu aliviar grilhões de escravatura e deliciar gerações de contratados. Dessa experiência, ou antes, desse cruzamento de saberes ancestrais onde a palavra oral preencheu o tempo da narração, nasceu a minha arte do dizer e do contar.” O Encontro realizou-se dia 4 de Dezembro, sexta-feira, pelas 18.00, na Sala do Senado, numa iniciativa do Conselho da Cultura da Universidade da Madeira, com a colaboração dos jovens investigadores do CLEPUL-UMa, sob o signo das palavras.
 
 
 
 
 
 
 
 
III Encontro do Clube de Leitura “A Propósito dos Livros”
 

 
 
 
 
No III Encontro do Clube de Leitura “A Propósito dos Livros”, os Professores Idalina Sardinha, Cristina Pinheiro e Eugénio Perregil falaram sobre o tema "Más ou santas? Qual a imagem da mulher hoje? A propósito das Malícias das Mulheres". A partir das temáticas propostas pelo livro As Malícias das Mulheres - Discursos sobre Poderes e Artes das Mulheres na Cultura Portuguesa e Europeia, de Luísa Marinho Antunes (Esfera do Caos, 2014), e com a moderação de Fernanda de Castro, os participantes refletiram sobre a visão da mulher ontem e hoje. Será a mulher manipuladora, capaz de tudo para ter o poder, tendencialmente enganadora e conspiradora em conjunto com as amigas? Ou é tudo produto de uma visão masculina? E que consequências essa imagem do feminino teve e tem para a mulher? O Encontro realizou-se a 17 de Julho, quinta-feira, pelas 17.45, na FNAC e, deu-se continuidade à iniciativa “Clube de Leitura” do Conselho da Cultura da Universidade da Madeira, sob o signo da palavra impressa em discussão.

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
II Encontro do Clube de Leitura “Na Companhia dos Escritores” 
 

O II Encontro do Clube de Leitura realizou-se a 14 de maio, pelas 18h00, no anfiteatro 1, Campus da Penteada, subordinado ao tema “Na Companhia dos Escritores” e sob o signo da palavra impressa. Contou com a intervenção de Marta Caires, que falou sobre a experiência jornalística e o trabalho de escritora. Escrever para uma publicação periódica pode ser uma escola de escrita? Qual o lugar da crónica nos jornais e qual o espaço deste género na literatura contemporânea? O jornalismo pode ser entendido como literatura ou são mundos distantes? Estas foram algumas das questões abordadas no decorrer desta iniciativa promovida pelo Clube de Leitura|Conselho de Cultura|Universidade da Madeira.

 
 
 
 
 
 
 
 
I Encontro do Clube de Leitura “Na Companhia dos Livros”

 

 
No I Encontro do Clube de Leitura “Na Companhia dos Livros”, a Profa. Ana Isabel Moniz (CCAH) e o Prof. Miguel Sequeira (CCCV) falaram sobre os livros que mais os marcaram, os autores de quem gostam e dos que não leriam nem obrigados, fazem sugestões de leitura e partilham com os participantes o seu gosto pela leitura. Dia 8 de Abril, quarta-feira, pelas 18.00, na Sala do Senado, estreou-se esta nova iniciativa do Conselho da Cultura da Universidade da Madeira, sob o signo das palavras.