Madeira Jazz Collective

O Madeira Jazz Collective (MJC), septeto fundado em janeiro de 2015, surge da vontade do trompetista luso-venezuelano Alexandre Andrade de reunir músicos madeirenses num projecto no qual a criatividade, as experiências individuais, a amizade, a interação e a pro-atividade se encontrem ligadas pela linguagem universal do Jazz.

 

Com inspiração nos exemplos dos “Jazz Messengers” de Art Blakey ou do “San Francisco Jazz Collective”, prevê-se, a cada ano ou temporada, uma rotatividade de músicos que se identifiquem com a filosofia e com os objetivos do projeto, que assim se manifesta aberto a novos talentos e “promessas”.

 

O repertório do grupo está maioritariamente centrado em originais, tendo, como ponto de partida, cada um dos seus elementos composto um novo tema especificamente para os concertos de abertura das edições de 2015, 2016 e 2017 do Funchal Jazz Festival. O grupo também faz incursões especificas, sempre que necessário, por música de formações semelhantes na área do Jazz. Na sua primeira edição, o coletivo apresentou-se como um septeto, tendo, entretanto, assumido o formato de sexteto.

Coordenação

Francisco Andrade 

Alexandre Andrade