Convite à participação

 

Da ideia de belo e de arte no período clássico, passando pelas posturas antiestéticas da arte moderna, e pela viragem linguística nos anos 80, até à mais recente defesa de uma arte pós-conceptual, a tensão existente entre a reflexão teórica sobre a arte e a prática artística está subjacente em toda a estética ocidental. O X Encontro Ibérico de Estética visa proporcionar o debate acerca destas questões, propondo um retorno, problematização e eventual redefinição do entendimento dos conceitos de aisthesis e poiesis, explorando movimentos de conexão, permeabilidade, reciprocidade e circularidade entre estes termos.

O primeiro ponto de partida é a aisthesis enquanto receção do sensível e também reflexão teórica sobre essa mesma receção. O segundo, provindo da herança aristotélica, é a poiesis entendida como ato criador, no sentido alargado do termo. Estes conceitos implicam necessariamente a adjunção de uma outra problemática: a das relações entre theoria e praxis, no que diz respeito à interrupção, influência e contaminação entre o campo teórico e a prática artística.  Estas dinâmicas consubstanciam-se em atividades onde a estética é, diretamente ou indiretamente aplicada, tais como a curadoria, a história da arte, a educação estético-artística e a crítica de arte; mas também na investigação, de carácter académico ou não, feita pelos próprios artistas.

 

Esta contaminação entre teoria e prática pode também resultar num duplo estatuto, numa simultaneidade ontológica: com autores como Friedrich Nietzsche, Ludwig Wittgenstein ou Jean Françoise Lyotard, emerge a figura do filósofo “artista”; com Marcel Duchamp, Joseph Beuys, Hito Steyerl ou o grupo Art&Language, surge a figura do artista “filósofo”.  Por sua vez, em áreas como as da crítica de arte e da curadoria, o fazer “teórico” de nomes tais como Rosalind E. Krauss, Mike Kelley, Nicolas Bourriaud ou Olwui Enwezor pode também ser entendido como poiesis.

 

Evocando estes exemplos, convidamos investigadores da estética e áreas afins a apresentar propostas no âmbito das seguintes linhas temáticas:

 

       1 – O filósofo enquanto criador.

       2 – O artista enquanto pensador.

       3 – Uma arte sem teoria?

       4 – A curadoria enquanto aisthesis e poiesis.

       5 – A crítica de arte enquanto aisthesis e poiesis.

       6 – Experiência estética e experiência artística.

       7 – Educação estética e educação poiética.

       8 – Aisthesis e poiesis: Estética versus filosofia da arte.

       9 – A “estetização” e “artificação” do mundo atual.

     10 – O lugar da poiesis e da aisthesis no contexto da inteligência artificial.

 

ORADORES CONVIDADOS

Cristina Azevedo Tavares (Universidade de Lisboa)

Gerard Vilar (Universidad Autónoma de Barcelona)

Nuno Crespo (Universidade Católica Portuguesa)

 

COMITÉ ORGANIZADOR

Carlos Valente (Universidade da Madeira)

João Gonçalves (Universidade da Madeira)

Rosa Benéitez (Universidad de Salamanca)

Teresa Norton Dias (Universidade da Madeira)

 

COMITÉ CIENTÍFICO

Carmen Rodríguez Martín (Universidad de Granada)

José António Domingues (Universidade da Beira Interior)

José Carlos Pereira (Universidade de Lisboa)

Juan Evaristo Valls Boix (Universidade Complutense de Madrid)

Magda Polo (Universidad de Barcelona)

Miguel Ángel Rivero Gómez (Universidad de Sevilla)

Nélio Conceição (Universidade Nova de Lisboa)

Nuno Fonseca (Universidade Nova de Lisboa)

Raquel Cascales Torné (Universidad de Navarra)

Sabela Zamudio (Universidade da Madeira)

Susana Viegas (Universidade Nova de Lisboa)

Vítor Magalhães (Universidade da Madeira)

 

COMITÉ TÉCNICO

Cristina Camacho (Universidade da Madeira)

Gabinete de Comunicação e Marketing (Universidade da Madeira)

  

PROCEDIMENTOS

Resumo (máximo de 500 palavras).

Bibliografia (máximo de cinco referências).

Cinco palavras-chave.

Breve nota biográfica não superior a 200 palavras.

Os resumos devem ser enviados para o email: eie.funchal@mail.uma.pt

A seleção será feita tendo em conta a qualidade científica e a relação com o(s) tema(s) do Encontro.

O tempo para apresentação de comunicação será de 20 minutos, seguido de mais 10 de discussão.

As línguas oficiais do Encontro serão o espanhol, o português e o inglês.

 

DATAS IMPORTANTES

   – Submissão de resumos: até 3 de maio

   – Resposta de aceitação: a partir de 3 de junho

   – Inscrição de oradores:  de 3 de junho a 14 de julho

   – Divulgação do programa: a partir de 22 de julho

   – Inscrição de assistentes: até 20 de outubro

   – Realização do Encontro: 24 a 26 de outubro

 

INSCRIÇÕES

   – Inscrição como orador: 70€

   – Inscrição como orador (sócio SEyTA): 50€

   – Inscrição como assistente: 50€

   – Inscrição como assistente (sócio SEyTA) ou estudante: 40 €

 

BOLSA DE APOIO PARA DOUTORANDOS

Serão atribuídas três bolsas de 200 €/cada:

       – Para ser elegível, é condição ser membro da SEyTA ou estudante de doutoramento em Portugal e justificar a relação entre o tema da conferência e o             tema da tese.

       – A bolsa é atribuída à posteriori mediante apresentação do certificado de participação à SEyTA.

 

CONTACTO

eie.funchal@mail.uma.pt

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