Er | Fotografia
Vestido (2014-15)
Autor: Tales Frey
Foto e texto – Dimensões: 120 x 56,6 cm.
Edição: 6 + 2 P.A. (Pertence ao Museu de Serralves, Porto, Portugal).
O trabalho foi concebido a partir de uma performance realizada em quatro etapas: dia 20 de outubro de 2014 e dias 14, 15 e 19 de maio de 2015, sendo que a ação funciona como um estudo sociopolítico específico, cujo ambiente corresponde a uma mesma via de dois nomes da cidade do Porto, situada entre a Torre dos Clérigos e a igreja de Santo Ildefonso.
O título deste trabalho remete tanto ao objeto de estudo, o vestido (adorno considerado feminino em uma cultura cisheteronormativa), quanto à pessoa do género masculino que se encontra coberta por um traje, vestida ou agasalhada por algum indumento.
A regra estabelecida foi que, ao conseguir provar cada vestido de cada montra, eu faria um autorretrato (selfie) com o traje diante do espelho e, caso não conseguisse realizar o meu objetivo, fotografaria o vestido exposto na vitrine.
A Terra Como Acontecimento (2012)
Autoria: Romy Castro
Técnica: Matéria-Sombra e Matéria-Luz, sobre papel feito à mão pelo autor
Dimensões: 100x70cm
Uma expressão criativa que pretende intervir e dar visibilidade a outras possibilidades da Terra, que a liberte das formas rígidas com que foi apropriada.
Visa igualmente um outro propósito mais amplo: chamar a atenção para o lugar do Homem na história planetária, porque o momento é decisivo; e chamar a atenção para a autodestruição do seu ambiente.
Esta deslocação de perspetiva faz da relação com o Planeta a questão essencial, que a todos envolve. A arte pode intervir e dar visibilidade às tarefas que se impõem a partir da eclosão da presença densa da Terra.