O ‘Laboratório Experimental de Arte Intermédia’ surge da necessidade de pensar e conceber um espaço de experimentação e estudo avançado, para uma sensibilização da criação artística contemporânea, a partir do binómio arte sonora e artes visuais. Este Laboratório teve a sua primeira experiência em maio de 2018, na organização da homenagem ao compositor norte-americano John Cage, num momento inovador de colaboração entre compositores, performers, músicos intérpretes e artistas visuais.
Pretende-se, acima de tudo, que seja um lugar de encontro e partilha fenomenológica, entre artistas e académicos, na oferta alternativa de pesquisa e problematização postas em prática sobre as re-leituras do conceito de arte total e a sua ativação num lugar comum, a Sala dos Arcos do Colégio dos Jesuítas.
Conta com a participação de músicos e docentes do Conservatório Escola das Artes-Engº. Luiz Peter Clode e da Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, apostando numa dinâmica de reencontro com o passado, nas origens da então Academia de Música e Belas Artes da Madeira.